Como calcular preço de venda no seu bar ou restaurante?

Como calcular preço de venda no seu bar ou restaurante

Se você é dono de bar ou restaurante, é preciso fazer uma análise completa dos custos e do mercado para manter a saúde financeira do seu estabelecimento.

E, para definir esse valor, não basta apenas se comparar à concorrência. Por isso, confira 5 dicas sobre como calcular o preço de venda no seu bar ou restaurante.

5 dicas para calcular o preço de venda dos pratos

Confira as principais dicas para gerar lucro no seu restaurante através de uma precificação correta.

Calcule todos os custos

Para definir o valor do prato é preciso considerar alguns tipos de custo, dentre eles, os custos diretos, indiretos, despesas fixas e variáveis do seu restaurante.

Os custos diretos são o custo da produção do prato e os custos indiretos não estão envolvidos diretamente na produção, como o salário dos funcionários, por exemplo.

Já as despesas fixas são os gastos com administração e funcionamento do restaurante, como o aluguel e outros. E a despesa variável são gastos não planejados, como comissões sobre vendas. 

Tenha uma ficha técnica

Ter uma ficha técnica ajuda a definir o preço dos pratos. Esse documento nada mais é do que listar todos os ingredientes e quantidades.

Assim, você conseguirá analisar o custo do preparo e definir o valor por porção. Além disso, sempre que o custo de compra das mercadorias for alterado, você deve atualizar esse documento. 

Veja também: Tráfego pago para restaurante e delivery: como fazer?

Não se esqueça dos impostos

Calcular os impostos é importante para auxiliar na definição dos demais cálculos.

Para isso, basta somar o percentual que o seu estabelecimento paga sobre as suas vendas em impostos e incluir em cada prato, para que o faturamento cubra as despesas. 

Saiba o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é um indicador importante. Ele vai te mostrar o quanto o seu restaurante deve vender para cobrir o custo de venda dos pratos, assim como as despesas de funcionamento. Esse valor não representa lucro nem prejuízo.

Ou seja, representa apenas uma meta que deve ser alcançada para que você mantenha a saúde financeira do seu estabelecimento. 

Defina o markup

Uma maneira muito comum de calcular o preço de venda é o markup, ou seja, um multiplicador de preço de custo. Com ele você consegue garantir a cobertura dos custos previstos ou não previstos e obter uma margem de lucro.

Para isso, você precisa calcular as despesas fixas, as variáveis, os impostos, a margem de lucro e considerar o valor de venda como 100%. A fórmula é a seguinte:

VV/[(DF+DV+ML)-VV]

Assim, você chegará ao markup. Depois, você deve multiplicar o markup pelo preço de custo do prato.

Como lucrar mais com os pratos?

Algumas técnicas podem te ajudar a lucrar mais com os pratos do seu bar ou restaurante, dentre elas:

  • Monitore o preço dos seus pratos;
  • Fique de olho na concorrência;
  • Faça aumentos graduais nos preços;
  • Planeje o layout do seu cardápio;
  • Compre os ingredientes no atacado;
  • Pesquise preços;
  • Atente-se ao tamanho das porções;
  • Observe o comportamento dos seus clientes.
  • Aposte em pratos sazonais;
  • Invista em publicidade através de uma agência de marketing para restaurantes