Como contratar motoboy para entrega? As 4 principais dicas

Como contratar motoboy para entrega? As 4 principais dicas

Contratar motoboy é um dos principais desafios para os empreendedores de restaurantes e delivery. Afinal, o que diz a lei? Qual é a melhor forma de contratar motoboy para delivery? Confira as respostas para essas perguntas nesse artigo! 

O que diz a lei sobre contratar motoboy?

A Lei 12.009/2009 foi criada para estabelecer normas gerais para o exercício de trabalho da categoria de motoboys. Dentre outras coisas, ela regulamenta o equipamento de segurança necessário na motocicleta e critérios para a prestação do serviço, como por exemplo:

  • idade mínima de 21 anos;
  • ter habilitação Categoria A, há no mínimo dois anos;
  • aprovação em curso especializado (determinação do Contran);
  • utilizar colete de segurança com faixas refletoras (determinação do Contran).

Além disso, essa lei ainda determina a necessidade de uma inspeção semestral para avaliar os equipamentos de segurança. Outro ponto, é que aplicam-se verbas previstas para trabalhadores urbanos, como férias, 13.º, repouso semanal remunerado, adicionais noturno e de periculosidade. 

Um aspecto que deve ser observado é que a empresa contratante responde solidariamente por eventuais danos causados pelo motoboy ou pelo não cumprimento da legislação em vigor. 

Veja também: Tráfego pago para restaurante e delivery: como fazer?

Como contratar motoboy para delivery?

Há diversas formas de contratar motoboy para delivery, dentre elas:

  • Contratar um motoboy com registro em carteira;
  • Contratar um motoboy MEI para trabalho autônomo;
  • Contratar motoboy através de aplicativo de delivery;
  • Contratar motoboy através de um serviço terceirizado de entregas.

Confira abaixo as principais diferenças e condições de cada uma delas.

Carteira assinada

Contratar motoboy com registro em carteira permite que o seu restaurante determine um horário fixo de trabalho, ofereça o salário corresponde à categoria, exige o pagamento de férias e demais benefícios. 

Uma das vantagens desse regime de trabalho é ter maior controle sobre a prestação do serviço do motoboy. Além disso, você poderá oferecer um melhor treinamento sobre a melhor forma de fazer as entregas para não comprometer a qualidade dos pratos e do atendimento ao seu cliente. 

MEI

Contratar motoboy através do MEI (Microempreendedor Individual) significa que o profissional não será um funcionário. Portanto, ele não terá a obrigação de cumprir horário de trabalho fixo. Ou seja, trata-se de um profissional autônomo. Porém, será preciso que ele tenha um CNPJ. E você poderá exigir a emissão de notas fiscais pela prestação dos serviços. 

A vantagem desse tipo de contratação é o baixo custo, já que você poderá contratar o serviço apenas nos dias de maior demanda no seu restaurante. Porém, é preciso se atentar aos critérios para que não haja vínculo empregatício. 

Aplicativo de Entregas

O aplicativo de entregas pode ser uma alternativa para estabelecimentos que estejam começando, já que a empresa conta com os entregadores parceiros. Uma das opções é o Entrega Fácil do iFood.

Motoboys Terceirizados

Outra alternativa são empresas terceirizadas. Essas empresas já contam com a própria frota de veículos e entregadores. E as plataformas são totalmente online e oferecem diversos serviços para garantir a entrega dos seus pratos. Uma delas é a Loggi.

Entrega Fácil do iFood

O Entrega Fácil do iFood é uma opção que oferece entregadores parceiros da plataforma. Você pode solicitar um entregador para cuidar da logística dos seus pratos, seja vendidos pelo WhatsApp, telefone, site ou app próprio. Ele oferece ainda cardápio digital e outras ferramentas para o seu delivery.  Dentre as vantagens estão: 

  • não cobra comissão ou mensalidade. Você paga apenas pelo frete;
  • rapidez na entrega;
  • a maior rede de logística do Brasil;
  • link para acompanhar em tempo real todo o trajeto de entrega.

Basta acessar o site e seguir o passo a passo.

Loggi

A Loggi é um app de logística para intermediar entregas entre pessoas jurídicas ou físicas. Através do app, o seu restaurante pode solicitar a entrega e os motoboys vão aceitar. Depois de aceito o pedido, a Loggi vai enviar uma mensagem de texto ou e-mail com os dados do pedido e você poderá rastrear a entrega. Dentre as vantagens estão:

  • Mais de 40 mil motoboys cadastrados; 
  • Estrutura para atender a todos os tamanhos de delivery;
  • Pagamentos através de repasse semanal ou mensal, conforme as necessidades do seu estabelecimento;
  • Pagamentos a partir de R$ 9,90 com tarifa fixa de R$ 8,90.

Mas, afinal, qual é a melhor forma de contratar motoboy para delivery? A resposta é: depende da estrutura do seu delivery.

Gostou das dicas? Se você precisa de ajuda com a estratégia de marketing para o seu restaurante, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!