Como montar um cardápio que vende mais? 

Como montar um cardápio que vende mais?

Se você é dono de restaurante, sabe que o cardápio tem uma relação direta com o faturamento do seu restaurante. Por isso, o layout, as imagens e os demais elementos devem ser cuidadosamente planejados. 

Afinal, muito mais do que resumir uma lista de produtos, para definir um cardápio vendedor, é preciso pensar em quem é o seu público-alvo, que tipos de refeições você deseja oferecer, quais ingredientes você precisará, como será a logística de produção, quais equipamentos a sua cozinha deve ter, quais métodos de armazenamento serão necessários e de quantos funcionários o seu estabelecimento vai precisar. 

Como fazer um cardápio? Confira as principais dicas!

Pense na Engenharia do Cardápio

Você sabe o que é a engenharia do cardápio? Trata-se de uma ferramenta de gestão para disposição dos pratos e bebidas de modo a aumentar a lucratividade e popularidade deles no seu estabelecimento, posicionando-os de maneira estratégica no seu menu.

Para usar na prática, não basta levar em consideração apenas os itens mais caros. É preciso considerar outros aspectos.

Invista em boas imagens

As fotos ajudam o seu cliente a entender melhor a composição do prato, além de incentivar as vendas. Sobretudo quando o pedido é feito à distância, como no caso do delivery, é importante aguçar os sentidos do seu cliente.

Para investir em boas imagens para o seu cardápio, vale a pena contratar um fotógrafo. Ou ainda, pesquisa por sites que oferecem imagens gratuitas para que você possa incluir no seu cardápio.

Atualize o seu cardápio

O cardápio do seu restaurante precisa ser atualizado conforme acontece variação nos preços dos seus ingredientes, evolução do mercado, popularidade dos pratos e mudança no comportamento do seu consumidor.

Além disso, incluir as promoções no seu cardápio é fundamental para fomentar as vendas de pratos específicos.

Crie um diferencial

Além de todas as dicas que listamos aqui, criar um diferencial é fundamental para oferecer uma experiência mais completa ao seu cliente.

Por exemplo, você pode adicionar informações como referências nutricionais, peso da porção, de modo a oferecer uma noção do tamanho, sugestões de acompanhamento para harmonizar os pratos, traduções para outros idiomas, demais serviços oferecidos pelo seu restaurante, como pratos sob encomenda, delivery, serviço de buffet, dentre outros. 

Como fazer um cardápio digital?

Mas, qual é a importância e como fazer um cardápio digital? O cardápio online facilita a interação com o seu cliente, agiliza o atendimento, permite atualização dos pratos a custo menor, reduz o custo com contratação de garçons, entre outras vantagens.

O cardápio digital pode ser feito em diversas versões, como o QR Code disponível nas mesas, cardápio para whatsapp, app para que os clientes façam os pedidos e para que eles sejam enviados diretamente à cozinha e o board menu digital.


Gostou das nossas dicas? Se você quer aumentar a presença digital do seu restaurante, que tal contar com os serviços de uma agência de marketing digital para restaurantes?

Entre em contato conosco e entenda como ajudamos milhares de empreendedores a crescerem e alcançarem resultados incríveis!